Os ácidos gordos ómega-3, são ácidos gordos polinsaturados essenciais ao organismo, e são obtidos exclusivamente a partir da nossa alimentação uma vez que não os conseguimos produzir. Existem 3 tipos de ácidos gordos ómega-3 o ácido alfa linolénico (ALA); o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ainda o ácido docosaexaenoico (DHA). O ALA está naturalmente presente em alimentos de origem vegetal enquanto o EPA e DHA no pescado e óleos de peixe. Mais quais são os alimentos ricos em DHA? Leia este artigo para saber tudo!
Alimentos com DHA
O DHA é uma gordura boa da cadeia ómega-3, presente apenas em peixes de água fria, como atum, bacalhau, salmão, sardinha e truta. Apesar desses alimentos não estarem presentes diariamente na mesa de todos os portugueses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a ingestão diária deste ácido-gordo em torno de 200 mg. Deixamos em baixo uma lista de alimentos com DHA:
- Peixes, óleos de peixes, mariscos e algas.
- Óleos Vegetais, como o óleo de canola e linhaça.
- Nozes e sementes de chia/linhaça.
- Hortícolas de cor escura, como espinafres, brócolos e beldroegas.
Benefícios do DHA
Quando ingerimos ácidos gordos da série ómega-3 na forma de ALA este vai sofrer processos enzimáticos que o vão converter em EPA e DHA, mas esta conversão não se dá a 100%, por isso devemos preferencialmente incluir na nossa dieta alimentos que já contenham EPA e DHA e não apenas fontes de ALA.
De facto, um consumo adequado de alimentos com DHA associa-se ao melhor funcionamento do sistema circulatório e a um menor risco cardiovascular. Para além disso, o DHA é essencial para um desenvolvimento neuronal adequado nas crianças mais pequenas.
Por outro lado, a deficiência em ómega-3 aumenta o risco da ocorrência de: doenças cardíacas, alterações neurológicas, declínio cognitivo, dificuldades de aprendizagem, diminuição da acuidade visual, entre outros.
E, se acha que não consegue ter estes alimentos ricos em DHA com facilidade na sua despensa, experimente as nossas conservas de peixe, uma opção muito prática para quem não tem tempo para estar sempre a ir ao supermercado comprar alimentos frescos.
O encarregado de proteção de dados é FÁBRICA DE CONSERVAS A POVEIRA, S.A. Os seu dados serão processados para enviar as suas próprias comunicações comerciais. Poderá sempre exercer os seus direitos de acesso, retificação, oposição e cancelamento, bem como os demais que forem aplicáveis por meio dos canais especificados na seção 3 da Política de Privacidade. Pode consultar as informações detalhadas sobre o processamento de seus dados na Política de Privacidade