atum-estragado

Como saber se o atum está estragado?

Na hora de abrir uma lata ou de cozinhar um filete, é muito importante saber quais os sinais que indicam que o atum está estragado. Leia este artigo com atenção, afinal, esta lista de truques pode salvá-lo de ficar doente!

 

Cor estranha

Normalmente os filetes frescos, são melhores quanto mais vermelhos. No entanto, mas o teor de gordura e a espécie do peixe podem alterar essa cor. Para tal, os fabricantes tratam o atum cru com monóxido de carbono, para manter este tom rosado. Já o atum em lata apresenta uma cor marrom. Caso note cores escuras ou esverdeadas no atum, deve estar atento, pois isto é um sinal de que o atum não é seguro para o consumo.

 

Mau odor

O atum possui um aroma natural a peixe que é substancial. Por isso ao comer atum deve sentir um cheiro fresco e limpo. Embora forte, o seu cheiro não deve ser desagradável. Se o atum estiver com mau odor, é sinal que este não é seguro para consumo.

 

Prazo de validade

Um filete fresco que depois é congelado e descongelado não se mantem fresco por muito tempo. Após a compra, deve ser consumido em 24 horas, caso contrário, poderá estar estragado.

Já o atum em lata tem data de validade e, embora possa ser consumido mesmo após o prazo, deve estar sempre atento aos sinais após a abertura da lata. Depois de aberto deverá guarda num recipiente próprio no frio e consumi-lo em menos de 48 horas.

 

Lata ou embalagem deformada

Latas amassadas ou inchadas são sinais de que o atum não está próprio para consumo. Se notar este tipo de anormalidade na lata, é sinal de que o atum não é seguro para consumo.

 

Partilhe esta lista de aspetos a ter em conta na hora de saber se o atum que vai consumir está ou não estragado e ajude a contribuir para a redução do desperdício alimentar e para a saúde de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *