Com a crescente preocupação e consciencialização sobre a sustentabilidade e o meio ambiente, a reciclagem é hoje uma prática muito comum, a ponto de ser raro alguém não a fazer. No entanto, ainda há dúvidas sobre como reciclar alguns produtos, além de uma reciclagem errada. Para nós, como as conservas são o nosso principal produto, faz muito sentido explicar o que fazer com as latas na hora de reciclar. Saiba tudo abaixo!
Como se faz a reciclagem de latas de conservas?
Todos sabemos que as embalagens se colocam no contentor amarelo, o vidro no contentor verde e o papel/cartão no contentor azul. Mas… como se faz a reciclagem de latas de conservas. Para responder a esta pergunta e saber como reciclar adequadamente estes produtos, é importante perceber algumas das características das latas de conservas e de que são feitas.
- Totalmente recicláveis.
- Completamente seguras e esterilizadas
- Preservam uma vasta gama de produtos alimentares.
- Mantêm todas as propriedades nutricionais do produto.
- Com excelente rastreabilidade (possibilidade de identificar a origem do produto embalado em qualquer altura).
- Não há necessidade de refrigeração ou congelação para armazenamento, o que poupa energia.
- Prazo de validade com enorme durabilidade
- Disponíveis em várias formas e volumes.
Em relação à sua composição, as latas podem ser feitas principalmente de folha-de-flandres ou alumínio. A folha-de-flandres é um material feito a partir de uma folha de aço revestida com estanho para evitar que enferruje com o tempo. Estes materiais são processados em fábricas metalúrgicas e é aí que são moldados no recipiente que irá conter o nosso peixe em lata, carne, marisco ou vegetais.
Posto isto, as latas enquadram-se na categoria de “embalagens” e devem ser colocadas no contentor amarelo.
Embora pareça estranha a mistura de embalagens de plástico e metal, é importante saber que estes dois materiais não são processados da mesma forma. Um íman gigante atrai todos os recipientes com componentes metálicas, separando assim os materiais. Lembre-se que na hora de reciclar é muito importante colocar no ecoponto as latas vazias, sem restos orgânicos, para não afetar a qualidade do processo de tratamento de resíduos.
Porque se deve fazer reciclagem de latas de conserva?
A principal razão por excelência é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, para que as gerações futuras também possam usufruir dos recursos limitados.
Adicionalmente, a reciclagem de latas significa que são necessárias menos matérias-primas e energia para fazer novas. De facto, a European Metal Packaging (Empac) descobriu que as latas recicladas requerem 75% menos energia do que as latas recentemente fabricadas. Além disso, ao exigir menos latas novas, as emissões de CO2 produzidas durante o processo de fabrico são também reduzidas.
Um dos pilares da A Poveira é o nosso compromisso com a sustentabilidade e o ambiente. É por isso que todas as nossas latas de peixe têm certificações de sustentabilidade e todas as nossas latas são recicláveis, ajudando-nos a manter o nosso compromisso como empresa sustentável, com preocupação pelo meio ambiente!
O encarregado de proteção de dados é FÁBRICA DE CONSERVAS A POVEIRA, S.A. Os seu dados serão processados para enviar as suas próprias comunicações comerciais. Poderá sempre exercer os seus direitos de acesso, retificação, oposição e cancelamento, bem como os demais que forem aplicáveis por meio dos canais especificados na seção 3 da Política de Privacidade. Pode consultar as informações detalhadas sobre o processamento de seus dados na Política de Privacidade