Esta é talvez uma das dúvidas mais recorrentes entre as mães com recém-nascidos. Afinal… o peixe pode ou não ser consumido por bebés? E a partir de que idade?
A resposta é simples: A partir dos 6 meses os bebés já podem comer peixe, mas sempre sem espinhas. No entanto, este é um alérgeno comum e por isso deve ser introduzido com cuidado.
De facto, é um alimento saudável e nutritivo, fonte de proteína, ácidos gordos ómega-3, ferro e várias vitaminas e minerais como vitamina A, B12, D, iodo e selénio, que muito trazem ao desenvolvimento de um menino. Contudo, é importante saber quais são os peixes indicados para os bebés mais pequenos.
Melhores peixes para bebés
Os peixes com sabores mais neutros e sem espinhas são os mais indicados na introdução alimentar. Veja a nossa lista com os melhores para introduzir na dieta diária do seu bebé:
Salmão
Além da proteína e do ómega-3, o salmão também é fonte de vitamina D. Sem espinhas, é uma excelente opção de peixe para bebês desde os 6 meses. As formas de preparação variam muito, desde o assado e grelhado, a forma mais comum de consumo, até o em conserva, a forma mais simples.
Pescada
Os filetes de pescada não têm espinhas e possuem um sabor suave, por isso são bastante indicados para bebés. É mais comummente consumida assada, grelhada e cozida, mas a opção mais prática será a pescada em conserva: uma opção igualmente saudável e saborosa.
Linguado
Um peixe magro, suave e que se desmancha facilmente. Por essas e outras características, é indicado na introdução alimentar. Muito versátil, é fonte de proteína, ómega-3 e vitaminas do complexo B.
Sardinha
Sem pele e sem espinha, este é um tipo de peixe muito nutritivo para os mais pequenos. Pode se preparar na brasa ou então experimentar diretamente da lata, onde as suas qualidades e nutrientes são também garantidos. No entanto, aconselha-se que seja consumido por bebés a partir dos 8 meses.
Os alimentos que não estão na lista, têm níveis médios de mercúrio. O que significa que devem ser oferecidos com moderação. São eles: o pargo, o tamboril o bacalhau, o peixe vermelho e o atum em lata.
Conforme indicado na lista acima, o peixe traz inúmeras propriedades e benefícios para o desenvolvimento de um bebé, sendo as proteínas e o ómega-3 as mais importantes. Habituar os bebés a consumir peixe é algo muito importante para o seu crescimento, visto que é um alimento que as crianças têm dificuldade em aceitar desde cedo.
Por isso, quanto maior a variedade que introduzir na alimentação do seu bebé, melhor. Comece por experimentar as nossas conservas de peixe, muito práticas e saborosas para miúdos e graúdos!
O encarregado de proteção de dados é FÁBRICA DE CONSERVAS A POVEIRA, S.A. Os seu dados serão processados para enviar as suas próprias comunicações comerciais. Poderá sempre exercer os seus direitos de acesso, retificação, oposição e cancelamento, bem como os demais que forem aplicáveis por meio dos canais especificados na seção 3 da Política de Privacidade. Pode consultar as informações detalhadas sobre o processamento de seus dados na Política de Privacidade