É um peixe muito apreciado entre os portugueses, sendo já considerada como um símbolo nacional. Assar sardinhas na brasa foi uma tradição de muitas famílias rurais entre os séculos XIX e XX que até hoje se mantém nas calçadas portuguesas. E, embora na época desconhecidos, a sardinha trouxe múltiplos benefícios para a saúde dessas famílias.
Hoje em dia já se conhecem os vários benefícios da sardinha pelas suas propriedades nutricionais e minerais, que fazem dela um alimento muito completo, perfeito para quem quer seguir uma dieta equilibrada.
Propriedades da sardinha
- Vitaminas B12, B6, B3 A, D e E.
- Cálcio.
- Ómega-3.
- Magnésio, fósforo, cálcio, ferro e iodo.
- Proteínas.
Mas, nem sempre a brasa é requisito… Este peixe também pode ser consumido diretamente da lata! As conservas de sardinha são uma opção igualmente saudável e, para aqueles que ainda têm dúvidas, as suas propriedades mantêm-se!
Benefícios da sardinha em lata
Por vezes, as conservas podem ser confundidas como menos benéficas para saúde devido ao seu elevado teor de gordura, o que não é verdade! Aliás, é esse estatuto de “peixe oleoso” que confere à sardinha inúmeros nutrientes e benefícios:
- As proteínas das conservas de sardinha são boas para o desenvolvimento muscular. Por esta razão, são altamente recomendados para crianças, grávidas e atletas.
- A vitamina B3 ajuda a reduzir o colesterol e a combater doenças como a diabetes e a artrite.
- A vitamina B12 é fundamental para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central, desempenhando um papel importante na redução do risco de depressão.
- A vitamina D fortalece o sistema imunitário e pode ajudar a prevenir alguns cancros.
- O seu elevado teor de cálcio ajuda a melhorar a qualidade óssea.
- O iodo ajuda a regular os níveis de energia e o funcionamento adequado das células. Também fortalece o cabelo, a pele e até as unhas.
- O elevado teor de fósforo promove o bom estado dos ossos e dentes, mantém o pH da pele e melhora as funções biológicas do cérebro.
- Finalmente, os seus componentes gordos ómega-3, presentes em todos os peixes oleosos, são saudáveis para o coração, graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e anticoagulantes, auxiliando na redução do colesterol.
Os inúmeros benefícios das conservas de sardinha aliados às nossas técnicas tradicionais e sustentáveis de produção, fazem deste um produto de máxima qualidade! Visite o nosso site, onde poderá encontrar várias receitas para além da tradicional sardinha em azeite: um dos grandes prazeres para qualquer amante de conservas!
Por favor, corrijam a gralha no 2.o ponto dos ‘Benefícios’, na designação da vitamina B, que não é 3, mas 6.
Boa tarde Teresa,
Muito obrigada pelo seu comentário e interesse. Iremos fazer a correção. Na verdade a sardinha é rica nas vitaminas B3, B6 e B12.
Até breve.