Compromisso de sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE DA PESCA

Princípios Orientadores de sustentabilidade da A Poveira

Na Fábrica de Conservas A Poveira, S.A. acreditamos que uma boa comunicação com o público, os nossos clientes e os nossos fornecedores é da maior importância para atingir o mais alto nível de confiança nos nossos produtos e em nós.

Nos parágrafos a seguir, detalhamos os princípios e políticas de sustentabilidade pesqueira da empresa.

Estamos comprometidos com a compra justa das matérias-primas com que os fabricamos nossos produtos, obtendo-as apenas de pescarias sustentáveis ​​e responsáveis. Isso inclui favorecer as compras dos pescadores costeiros para manter vivos os seus métodos de pesca mais tradicionais, como salto e vara, linha de mão, pesca à linha e outras pescarias semelhantes.

Confirmamos a nossa total dedicação à transparência e rastreabilidade em todas as fases do nosso negócio, desde a pesca até à mesa do consumidor. Para isso, apoiamos a implementação de Sistemas de Gestão de Dados (DMS) eficientes que permitem um grande controle das operações de pesca e facilitam a rastreabilidade do produto, incluindo UVIs (Identificadores Únicos de Embarcação), VMS (Sistemas de Monitorização de Embarcações) e a monitorização regular, verificação e fiscalização contínua das frotas pesqueiras e dos recursos marinhos.

Apoiamos o uso de práticas globalmente responsáveis ​​na pesca e aquacultura, a confiança em métodos científicos, a pesquisa e análise de dados para colocar em prática métodos de pesca menos agressivos e processos de extração ecológicos. Isso é feito de nossa em colaboração com as organizações regionais e outras ONGs na implementação de planos e iniciativas de sustentabilidade. Alguns deles incluem regulamentos e programas relativos a: i) a retenção total do pescado, ii) redução das capturas acessórias de espécies, iii) o impacto da retenção em espécies não-alvo, iv) os benefícios de FADs inovadores (não emaranhado, bio -degradável), v) a exigência de 100% de Cobertura do Observador em todas as frotas de atuneiros cercadores, vi) a formação de capitães de navios de pesca em questões de boas práticas de pesca.

Defendemos a criação e conservação de reservas marinhas, especialmente aquelas que são: a) explicitamente designadas como áreas de reprodução e desova; e b) sendo ativamente recapturados e reabilitados como ecossistemas marinhos.

Assim como encorajamos a luta contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU), a redução e a monitorização e controle regulares de capturas acessórias e espécies não-alvo, também incentivamos os nossos fornecedores de atum a adotar medidas para a erradicação do uso de FADs convencionais e parar com práticas de pesca excessiva que colocam em risco o futuro bem-estar dos recursos, reduzindo a disponibilidade para as gerações futuras.

Colaboramos com diversas organizações de orientação ambiental para: a) fomentar a compreensão dos riscos envolvidos na exploração da vida marinha e a realização de valiosas análises de risco para mitigar esses riscos; b) adotar modelos de melhoria de longo prazo para garantir a sustentabilidade de nossos produtos e dos recursos em geral; c) Promover a investigação e o conhecimento científico marinho, especialmente aplicado aos recursos marinhos.

Condenamos publicamente o ato de Shark Finning (captura de tubarões para corte das barbatas) como uma prática inaceitável, conforme definido na nossa própria política pública (ver declaração abaixo). Ao mesmo tempo, A Poveira não compra peixes capturados com redes de deriva de qualquer tipo, nem por quaisquer outros métodos de danificação.

A Poveira e as organizações

A Poveira acredita firmemente que o avanço é alcançado por meio do diálogo e, eventualmente, pela implementação de regulamentos e legislação racionais acordados. A associação e a colaboração com organizações internacionais para promover a melhoria em todos os níveis da indústria produtos do mar é um ponto fulcral do compromisso de sustentabilidade de nossa empresa.

Como tal, A Poveira cumpre as Medidas de Conservação e Compromissos estabelecidos pela International Seafood Sustainability Foundation (ISSF), um importante grupo internacional de representantes da indústria, que se juntaram para promover melhorias na sustentabilidade dos oceanos por meio de iniciativas e programas baseados na ciência.

A Poveira detém a Certificação de Cadeia de Custódia do Marine Stewardship Council (MSC), organização reconhecida globalmente, que pretende contribuir para a manutenção da saúde dos oceanos, trabalhando com vários parceiros por forma a incentivar e criar um mercado global sustentável de produtos do mar.

Apoia o trabalho de longa data do Earth Island Institute (EII) na proteção de golfinhos e outras espécies marinhas, fazendo parte desta histórica organização.

A Poveira e os seus fornecedores

Para que o conceito de sustentabilidade se expanda e alcance todos os níveis da indústria do pescado, A Poveira é particularmente ativa com os fornecedores e com as suas próprias obrigações e compromissos.

A discussão deste tema entre entre fornecedor e cliente gera confiança. Assim, através desta colaboração mútua, A Poveira e os seus fornecedores ajudam a alargar a rede da sustentabilidade, chegando cada vez mais longe.

Isso é feito por meio de:

  • desenvolvimento de sustentabilidade e programas de melhoria,
  • obtenção de certificações de sustentabilidade e segurança alimentar de órgãos e organismos credenciados,
  • pressionando por um entendimento abrangente, por todos os participantes, de que os ecossistemas marinhos devem ser cuidados e um equilíbrio ecológico deve ser mantido para garantir a saúde a longo prazo dos oceanos e dos seus habitantes.

Assim como A Poveira está comprometida com os seus clientes, os fornecedores da A Poveira também devem estar comprometidos connosco.

Os fornecedores da A Poveira devem cumprir com:

  • Leis locais e nacionais, incluindo os regulamentos pertinentes da União Europeia e os acordos internacionais aplicáveis,
  • Compromissos e medidas de conservação da ISSF, o Código de Conduta da FAO e, conforme possa corresponder, o Código de Práticas de Pesca Responsáveis ​​da UE,
  • Evitar a pesca durante os períodos naturais de desova da espécie,
  • Ter os seus navios de pesca de atum listados no Proactive Vessel Register (PVR) da ISSF http://iss-foundation.org/pvr/. A percentagem de compras de atum de grandes cercadores de atum registados no PVR pela Poveira é de 100%, de acordo e em conformidade com as Medidas de Conservação (CMs) do ISSF,
  • Ter uma política pública que promova e utilize ativamente os FADs não enredáveis ​​e ecologicamente corretos e biodegradáveis, e a redução e eventual eliminação do uso dos FADs convencionais,
  • Aderir às “regras de origem” para produtos originários e cumprir todas as regras relativas à pesca IUU,
  • Disponibilizar todos os dados relevantes para garantir a rastreabilidade total dos produtos fornecidos à A Poveira,
  • Em relação às capturas de atum na pesca com palangre, e quando permitido, ter observadores independentes durante as operações de transbordo em alto mar, e promover e facilitar o estabelecimento de boas práticas a bordo para minimizar o impacto na captura acidental de tubarões, tartarugas e outras espécies não-alvo.

A Poveira e os aspectos sociais

A Poveira também está atenta às relações sociais, éticas com pessoa de vários níveis de relacionamento, com as quais todos interagimos no mundo de hoje.

Consequentemente, A Poveira exige, de si própria e daqueles com quem faz negócios, que tenham e publiquem políticas que contemplem os padrões sociais e laborais no âmbito da sua cadeia de abastecimento (seja esta pesca, processamento, transporte, comércio, importação e assim por diante). Isso deve ser feito como um esforço permanente para alcançar uma melhor qualidade de vida, melhorar os padrões de vida e criar mais oportunidades para os outros que fazem parte deste setor, onde quer que estejam.

Em particular, e por causa de sua importância, questões de trabalho forçado e infantil, salários e benefícios de empregados, contratos de trabalho, horas de trabalho, questões de saúde e segurança, discriminação, assédio, abuso e liberdade de associação devem ser abordadas. Outros participantes da indústria devem criar os mecanismos pertinentes para induzir o diálogo empregador-empregado e administrar a resolução de queixas e disputas de maneira respeitosa e honrada.

Equipe da Poveira

O que foi detalhado até agora faz parte de um complexo sistema de governança da A Poveira. Embora nos esforcemos para operar, como diz o ditado, “como uma máquina bem oleada”, isso não pode ser alcançado sem uma equipe dedicada e experiente.

Por meio de formação e incentivo, todos na A Poveira aprendem e, eventualmente, ensinam que altos padrões devem ser mantidos, metas e objetivos devem ser alcançados e o trabalho bem feito deve ser motivo de orgulho, recompensado e apreciado por todos.

Um ambiente saudável é o que nós, na Poveira, gostamos de partilhar com os nossos fornecedores e clientes.

Dolphin Safe

Certificação Dolphin Safe

O projeto Dolphin-Safe, iniciado pelo Earth Island Institute há muitos anos, reduziu significativamente a mortalidade de golfinhos.

O selo atesta o cumprimento dos regulamentos e políticas desenvolvidas para minimizar os danos aos golfinhos durante a pesca do atum.

Selo MSC

Marine Steward Council

A missão desta organização internacional é proteger a vida nos oceanos, reconhecendo as partes que, em todo o processo da cadeia de valor do mar ao consumidor, cumprem os métodos de pesca sustentáveis ​​de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a World Association for Sustainability Standards (ISEAL), através do seu próprio selo de certificação que é o selo MSC, reconhecível em produtos certificados e que só é concedido a peixes ou crustáceos selvagens capturados e manipulados com cuidado para assegurar essa garantia.

ISSF

International Seafood Sustainability Foundation

A Missão da International Seafood Sustainability Foundation (ISSF) é realizar e facilitar iniciativas de base científica para a conservação a longo prazo e o uso sustentável dos stocks globais de atum, reduzindo as capturas acessórias e promovendo a saúde do ecossistema do atum.

POLÍTICA ANTI-BARBATANA DE TUBARÃO

A Resolução 3.1 (c) da International Seafood Sustainability Foundation (ISSF) define a remoção das barbatanas de tubarão como “a prática de cortar e reter a barbatana e descartar no mar o resto do corpo do tubarão”.
Estamos cientes de que o uso de barbatanas de tubarão viola o Código de Conduta para a Pesca Responsável e o Plano de Ação Internacional da FAO para a Conservação e Manejo de Tubarões.

Por estes motivos, a Fábrica de Conservas A Poveira, S.A., tendo em conta as medidas de gestão aplicadas pelas Organizações Regionais de Gestão da Pesca (ORGP) e as normas nacionais e internacionais de conservação da vida marinha, estabeleceu e incorporou em todos os aspectos da sua política de comercialização de atum os seguintes pontos:

  1. Condenamos e proibimos o uso de barbatanas de tubarão.
  2. Evitamos quaisquer negociações comerciais com embarcações que tenham sido identificadas pelas Organizações Regionais de Gestão de Pescas (RFMOs) ou pelas autoridades nacionais / internacionais como praticantes da remoção das barbatanas de tubarões.
  3. Evitamos negociações comerciais com qualquer empresa que não proíba e condene a prática da mutilação de barbatana de tubarão.