História

As conservas da A Poveira são conservas de produção 100% Portuguesa.

A elevada qualidade dos seus produtos resulta da qualidade do pescado e do método de produção.

Aliando as técnicas tradicionais à mais avançada tecnologia de fabrico, A Poveira alcança o melhor produto, com uma enorme diversidade de receitas.


História da A Poveira

A Poveira é uma das mais antigas fábricas de conservas de peixe em Portugal (1938), localizada na Póvoa de Varzim (cidade marítima no Norte de Portugal).

A Poveira posiciona-se na indústria como uma Conserveira de elevada qualidade.

  • (1938) A Poveira foi fundada no dia 16 de junho e sucedeu a uma fábrica francesa, a 1ª conserveira a ser criada na Póvoa de Varzim em 1920
  • (1945) O setor conserveiro português assiste a um grande crescimento durante a II Guerra Mundial e a Poveira também beneficiou desta conjuntura. As conservas portuguesas abasteciam os exércitos em combate
  • (1945 – 2003) O fim da II Guerra Mundial significou uma grande quebra nas exportações de conservas. Após a adesão de Portugal à CEE (1986) a indústria teve que fazer um grande esforço de adaptação, designadamente a novas disposições legais e fitossanitárias; até 2003 a A Poveira passou por vários períodos críticos
  • (2003) A Poveira começa o seu processo de modernização da fábrica
  • (2007) Inicia a construção de uma nova unidade industrial, inaugurada a 2/01/2013
  • (2013) Nova Fábrica

Missão, Visão e Valores

Missão

Aplicamos os meios financeiros, humanos e técnicos à nossa disposição na transformação de produtos sustentáveis, com vista à produção e comercialização de conservas de peixe que vão ao encontro das espectativas dos nossos clientes e consumidores.

Contribuímos para o desenvolvimento social criando postos de trabalho e zelando pelo equilíbrio profissional, social e ambiental, gerando valor e riqueza para toda a comunidade, colaboradores, accionistas, fornecedores, cliente e consumidores.


Visão

Sermos a referência no mercado premium a nível nacional e internacional, conservando o melhor do mar, preservando a tradição, com modernidade e liderando na inovação.


Valores

  • Espírito de Equipa fundamental para o sucesso da organização.
  • Transparência na nossa relação com as partes interessadas internas e externas.
  • Rigor no desenvolvimento das atividades que asseguram o cumprimento da nossa visão.
  • Ambição no estabelecimento dos objetivos de desempenho.
  • Humildade tanto no servir como no pedir.
conserveira portuguesa de atum

Política de Gestão

Ciente da importância da Satisfação dos seus Clientes, da Sociedade em Geral e para o Desenvolvimento Sustentável, a POVEIRA assume a melhoria contínua bem como o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares aplicáveis ao produto, como fatores determinantes para garantir o retorno do capital investido e a sustentabilidade do negócio.

A Política de Gestão Integrada da Fábrica de Conservas A Poveira, S.A. está assente em valores de competência, honestidade e transparência no fornecimento de produtos seguros que cumpram os requisitos do Cliente e as especificações técnicas, não comprometendo a sua saúde e segurança, assegurando assim a sua satisfação, assente em princípios de confiança e rigor que garantam padrões competitivos de qualidade e de segurança alimentar.

Nesta perspetiva, a Poveira:

  1. investe em tecnologias, equipamentos e infraestruturas modernas, que aliadas a recursos humanos competentes e motivados, promovem a melhoria contínua dos processos e Sistema de Gestão Integrado , potenciando a eficiência e o desempenho da empresa.
  2. estabelece relações de parceria e proximidade com os fornecedores, por forma a assegurar conformidade, segurança alimentar e proteção das espécies que constituem as matérias-primas, produtos , tecnologias e serviços.
  3. privilegia a formação e experiência dos colaboradores, valorizando e estimulando a inovação, incentivando a participação e alinhamento de todos e assim a realização pessoal de cada um;
  4. assume a responsabilidade ambiental na utilização racional de recursos, controlando os aspetos das suas atividades, por forma a minimizar impactes ambientais.
  5. compromete-se a produzir produtos seguros, em conformidade com as especificações técnicas acordadas e com a legislação em vigor, garantindo a qualidade e a autenticidade de todos os produtos e prevenindo a fraude alimentar.

O Conselho de Administração assume a responsabilidade pelo sucesso desta Politica de Gestão como factor relevante para a sustentabilidade do negócio.

nossa terra

A Poveira é uma fábrica de conservas portuguesa com origem na Póvoa de Varzim desde 1938. Uma cidade com tradição de pesca e conservas que se reflecte na nossa produção artesanal e tradicional com a qual nos tornámos uma das primeiras fábricas de conservas em Portugal.

E tudo isto sem sair do nosso meio, da nossa cultura e da nossa tradição conserveira na Póvoa de Varzim, muito perto do Porto, cidade costeira banhada pelo Oceano Atlântico que nos dá a sabedoria de reconhecer os melhores peixes e o saber fazer das pessoas que durante séculos se dedicaram a fazer as famosas conservas portuguesas.
Por tudo isto, somos hoje uma das principais fábricas de conservas em Portugal

Qualidade

As nossas Conservas são conhecidas mundialmente pela sua qualidade e delicioso sabor. São produzidas com o melhor pescado e de acordo com o método tradicional português.

O peixe é seleccionado e preparado à mão de forma a obter um produto de qualidade superior.

Certificação

Certificação BRC Global Standards

Certificação IFS 

Certificação Kosher

Certificação Halal

Certificação Dolphin Safe

Certificação BIO

Registo na Food & Drug Administration (FDA)

Possuímos também o Eco-rótulo azul do MSC – Marine Stewardship Council, certificação que assegura o recurso exclusivo a produtos de uma pesca ambientalmente sustentável, como a pesca de cerco da sardinha.